sábado, 30 de abril de 2011

Criar novos municípios no Maranhão é dividir a miséria e enriquecer alguns

A Assembleia Legislativa do Maranhão começou a discutir os critérios para a criação de novos municípios. Uma piada de péssimo gosto.

A coisa mais importante que é a criação do Maranhão do Sul, esta sim necessária, ninguém sequer comenta no Legislativo, nem mesmo os deputados da região.

Experiência da criação do Estado do Tocantins deu certo. Hoje ele é mais desenvolvido em tudo que o nosso velho Maranhão.

A região Sul do Maranhão é relegada ao atraso. Contribui financeiramente para o poder centralizador e quase não recebe nada em troca. Pouca ação pública. Tem sido assim e assim será. Sempre.

Agora, querer criar mais dezenas de municípios, emancipar povoados ou lugarejos sem a menor expressão econômica, é abusar da nossa inteligência.

Há alguns anos criaram dezenas de novos municípios pela Assembleia Legislativa. Qual deles prosperou até agora?

Só encheram os bolsos dos prefeitos eleitos e continuam bamburrando o patrimônio familar de cada um até agora. Nada mais.

Tem novo município que só tem uma praça e uma igreja, que já existiam antes. E nada mais.

Mas se observado o patrimônio dos prefeitos, uma loucura. Geralmente, um deputado pede a criação de um novo município para atender ao pedido da liderança do local e, na maioria das vezes, com ele dividir a fortuna.

De tão exdrúxula a ideia, querem agora criar os municípios de Maracanã do Maranhão, Bacanga do Maranhão, Cohatrac do Maranhão e até Maranhão da Cidade Operária. Desligando de São Luís bairros importantes.

Sim, falta ação pública da Prefeitura de São Luis para atender aos bairros emancipacionistas. Nada mais. Falta aos eleitores de cada bairro escolherem bons prefeitos. Bons e honestos admistradores.

Assim como cá, o exemplo da boa escolha serviria para lá. Não adianta dividir a miséria para encher os bolsos de alguns aventureiros, como tem acontecido até agora. Uma lástima!

Do Blog do Luis Cardoso

http://www.luiscardoso.com.br/politica/criar-novos-municipios-no-maranhao-e-dividir-a-miseria-e-enriquecer-alguns/

Nenhum comentário:

Postar um comentário