sábado, 24 de dezembro de 2011

MAIS UM ALUNO TUTOIENSE DE SUCESSO!

Do blog Letra de Professora
GABRIELE RAMOS

[O texto que se segue foi uma publicação no Jornal São Judas - da Universidade São Judas de São Paulo. Fui presenteada com um exemplar, enviado especialmente para mim, pelo querido José Nilton. Mais do que sua gratidão, o que me deixa feliz é ver que com garra, sem precisar da piedade de ninguém, nem implorar por notas na escola, o Nilton está vencendo! Aluno disiciplinado, com poucos recursos, nunca reclamou de provas, nem dos conteúdos que tinha para estudar, foi em frente! Parabéns, Nilton!]





Nascido em Tutóia, uma pequena cidade de menos de 50 mil habitantes e porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, José Nilton Rocha Marques nunca imaginou que um dia se tornaria aluno da Universidade São Judas. Desde muito cedo, José Nilton Rocha Marques tinha a certeza de que seria o primeiro da família a ter curso superior. Prestes a concluir o curso de Farmácia, espera ansioso pelo reencontro com os pais, que não vê há quatro anos e que virão a São Paulo para prestigiar sua Colação de Grau.

“Nesse dia, vou finalmente exibir o canudo de ‘dotô’, como diz meu pai.”

José Nilton sempre trouxe para casa o boletim recheado de boas notas. Adorava ler bulas de medicamentos e tinha curiosidade em saber como eles agiam na cura das pessoas. Foi esse gosto que o levou a descobrir, por meio do Guia do Estudante, o curso de Farmácia da São Judas, impulsionando seu plano de chegar à faculdade. Para reforçar os estudos, pedia ao pai que encomendasse, nos sebos de São Luís, alguns livros didáticos de Química, Física e Matemática, já que a escola não adotava livros e toda a matéria era transcrita pelos professores no quadro negro.

“Os recursos da região ainda são muito escassos. O que temos é a boa vontade dos docentes”, lembra José Nilton, falando com carinho especial dos professores Gabriele e Jordanne, que deram aulas particulares para uma turma de alunos que sonhava em chegar à universidade.

Quando resolveu prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), elegeu a São Judas como 1ª opção, já que 98% do mercado de trabalho na área de Farmácia está em São Paulo. No entanto, até então, a cidade mais distante em que havia posto os pés era São Luís. Neste mês, nossa Detetive foi a professora Cristiane Rocha de Farias, ex-aluna do curso de Farmácia e do Regime de Iniciação Científica. Cristiane ficou impressionada com a garra e o otimismo de José Nilton.

“Desde o início, ele demonstrou grande interesse em

aprender e em ajudar os colegas. Certamente será um

profissional bem posicionado”, afirma.
“Quando soube que fui aprovado para a bolsa parcial pelo ProUni, fiquei muito feliz. Já meu pai ficou preocupado e apreensivo, afinal o único parente que temos aqui é um primo. Após o contato com ele, fiz as malas e embarquei no dia 18 de janeiro de 2008.No dia 20, coincidentemente Dia do Farmacêutico, cheguei a São Paulo. Foi a namorada do meu primo que me trouxe até a Universidade”, conta. De lá para cá, José Nilton tornou-se um personagem da São Judas, querido e admirado por seus colegas e professores. “São todos meus amigos. Certa vez, o professor Leoni, coordenador do curso, veio perguntar se eu tinha casaco para enfrentar o frio. Achei aquele gesto muito bonito. A São Judas ficará para sempre na minha lembrança, pelas pessoas que aqui conheci e pelo aprendizado que me proporcionou”, diz. Determinado a conquistar seu lugar no mercadode trabalho, ele logo conseguiu uma vaga de auxiliar de Farmácia em um Hospital da Vila Mariana. Hoje, é analista trainee de controle físico-químico da Marjan Farma, localizada na zona sul da capital. “Assim que me graduar, pretendo seguir com meus estudos e fazer o doutorado. Ainda Ainda quero me tornar professor!”

Alguém duvida?



FONTE: http://www.usjt.br/midia/jo_usjt/2011/novembro/usjt_179.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário