sexta-feira, 9 de setembro de 2011

INDEPENDÊNCIA OU DEPENDÊNCIA?




POR NETO PIMENTEL
7 de setembro! dia da independência. 189 anos de liberdade, do Brasil livre de Portugal, mas será que o povo brasileiro tornou-se independente?

Falar do Brasil, precisaria detalhar fatos de todos os estados, por isso prefiro exemplificar a realidade do meu estado e da cidade que moro. Há poucos dias de completar mais um ano de vida, vejo meu estado, quase que do mesmo jeito de pouco mais de 20 anos atrás, lógico que algumas coisas melhoraram e se desenvolveram, e o povo maranhense será que se desenvolveu e tornou-se independente? e os tutoienses será que são livres ou dependentes?

SER INDEPENDENTE É SER LIVRE E NÃO ESTÁ SUJEITO A ALGUÉM, TER AUTONOMIA, SER O SENHOR DE SUAS PRÓPRIAS DECISÕES.

VEJAMOS, NO MARANHÃO UMA ÚNICA FAMÍLIA DOMINA A POLÍTICA HÁ MAIS DE 40 ANOS, ACREDITO QUE JÁ GANHARAM ATÉ OS TEMPOS DE VITORINO FREIRE, OU OS DOIS JUNTOS SEJAM RESULTADOS DO MESMO IDEAL. O QUE PODERIA SER MARAVILHOSO PARA O ESTADO, O QUE INFELIZMENTE NÃO É VERDADEIRO, POIS A DOMINAÇÃO SARNEY, NESSES TANTOS ANOS DE MANDATOS TIVERAM A CHANCE DE TRANSFORMAR O MARANHÃO NUM DOS ESTADOS MAIS DESENVOLVIDOS DA FEDERAÇÃO, E OLHA QUE POTENCIAL PARA ISSO NÃO FALTA. E A REALIDADE..., É COMPLETAMENTE DIFERENTE, COM ATRASO EM TODAS AS ÁREAS, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO, ONDE CREIO QUE PARA ELES UM POVO SEM SABEDORIA É MAIS FÁCIL DE SER MANIPULADO PELA PODEROSO ARSENAL DE COMUNICAÇÃO INSERIDO NAS SUAS MÃOS ( RÁDIOS, JORNAIS E TELEVISÕES). E o que mais entristeci, é vê o povão na época de eleição falar erroneamente que só eles trabalham, que pena! coitado do Dr. Jackson Lago que conseguiu historicamente vencer a família mais poderosa do Brasil, e pouco conseguiu fazer, diante da esmagadora perseguição e poderio do rei José na mais alta corte nacional ( as torneiras dos projetos foram fechadas, e a cassação pelo o que considero menos relevante do que dá motor de ralar mandioca a eleitores, aconteceu). É, será que os maranhenses realmente são independentes?

Emfim chego em Tutóia, com seus 73 anos de emancipação, de liberdade política, mas de uma história muito parecida com a do estado do Maranhão, de coronéis, do assistencialismo, de oligarquias, e de um povo sofrido, evidente que algumas melhorias aconteceram, o que deve ser levado em conta é o seu tempo. Atualmente os recursos são maiores, o crescimento da cidade é notável, em 2001 éramos 37 mil, hoje,segundo o censo de 2010, já somos mais de 52.700 habitantes, e a cidade ainda não viu de fato a modernização e nem o desenvolvimento propriamente dito chegar, e olha que potencial para isso não falta, tem um turismo abundante, um litoral rico em frutos do mar, uma agricultura forte com espaço e terra, no contraste a tudo isso, uma educação para ensinar a sermos empregados e não patrões, o que é engraçado que aqui já teve uma escola técnica,e ficou no latinha ( poesia de seu Cazuza), agora no local, um centro universitário, boa iniciativa, só que de fato, é necessário muito mais, é necessário libertar o povo do comodismo impregnado no rol do estado e infiltrado aqui de maneira cruel. A vizinha São Bernardo conseguiu um campus da UFMA belíssimo, e Araioses recentemente um polo do IFMA. E Tutóia segunda maior cidade do Baixo Parnaíba e um dos mais requisitados pontos turísticos do Maranhão, absolutamente nada nesse sentido. Relato tudo isso, pelo fato de concordar com educação libertadora de Paulo freire que diz, "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.", pois não tenho dúvida que a educação pode tornar o homem independente de um sistema político perverso e manipulador. Finalizo com a frase de quem conseguiu levar esperança para seu povo, "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." ( Nelson Mandela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário