segunda-feira, 6 de junho de 2011

Arraial da Saudade !, Crônica Exibida no Programa Rádio Povo de Domingo, Leia !

A minha fantasia era feita de papel, e um pedaço de vidro eu colocava no chapéu, mesmo assim ainda brilhava que nem estrela no céu”..O trecho da toada de Bumba-Boi de Valdemar do Bom Gosto retrata bem como eram os antigos bumba-bois de Tutoia, época boa, em que ter o boi mais bonito era a forma de competir, não passava de uma brincadeira saudável, brincadeira esta feita com amor, onde a cultura e a tradição em retratar essa dança com originalidade imperava.
Tempos de improvisos nas vozes marcantes de Antonio Vaqueiro, Valdemar do Bom Gosto, Teco Teco, Alicio da Barra, Antonio Manin, Cabo Gerso, e mais recentemente, Nonato do Cajueiro, Perdrinho, Divino, Dandin e o conhecido Pezim, e outros que agora não me vem na lembrança, mas que se sintam homenageados aqui, onde em tons agudos emocionavam os espectadores, os olhos pregados a noite toda nos brilhos dos chapéus, sem ao menos tirarmos um cochilo, os ouvidos atentos as letras das toadas e os dançarinos sequer sem errar um minimo passo, assim reinava uma das brincadeiras de arraial mais amada de Tutoia. Chegavam em filas, balançando os maracás feitos de latas com sementes de bajas, descalços porque o charme da roupa estava na simplicidade e nas vozes que em um só coro repitiam: “Eita boiê, Eita Boiê, Eita Boiê”..
Quem sente saudade aí? Se sentem saudade é porque marcou história, e se aquela época marcou história era porque era bom. Era bom? E não é mais? Ué, e o arraial de hoje, não sentiremos saudades dele no futuro? Acho que não, a melhor coisa do mundo é evoluir, e no casso do nosso Arraial de Tutoia seria tão bom regredir, voltar no tempo. É de nos emorcionarmos quando nos lembramos das mortes dos Bois, da “carcaça de chifre” escondida em alguma casa, e o povo procurando a tarde toda para porder mata-lo, e quando encontravam? Foquetes e mais foguetes, comidas e mais comidas, e sangues feitos de vinho para simbolizar que o boi estava morto. Hoje as mortes dos Bois de Tutoia deixaram de ser fantasias, imaginações e brincadeiras, hoje as mortes dos Bois de Tutoia se torna uma realidade próxima. Onde estão os nossos bumba-bois...falo aqui só dessa dança, mas existem as quadrilhas, e como não citar a dança do caroço de Dona Elza, reconhecido naciolnalmente quando teve oportunidade, e que também já foi bem mais valorizado pelo os tutoienses.
Lógico que não podemos comparar épocas, o bumba-boi evolui com um tempo, falo em evolução na dança, nos ensaios e nas roupas, uma coisa eram os Bois Lirio do Campo, Lirio da Noite, Touro da Noite, Tirafama, outra coisa era o Realeza, Brilho do Delta, e os mais atuais Mucunã, Maresia, Precioso, Precioso, Corisco. Que bois eram os mais bonitos? Fica a critério de gosto, eram épocas diferentes, mas quem gosta de bumba-bois não resiste àquelas batidas no tambor, os maracás e onça, e basta entrar na avenida qualquer um que o coração bate mais forte, independente de épocas. Vimos que cada época teve seus marcos, seus bois historicos, suas inovações, a cada ano se procurava inventar algo para chamar atenção do público. Hoje infelizmente isso ta acabando pouco a pouco, não posso dizer o porquê disso, pois desconheço os culpados, acho que os competentes para respoderem isso seriam os donos de Bois de Tutoia, e se eles pudessem nos responder essa pergunta e dizer o porquê a nossa cultura do Boi está indo ao vento seria uma gentileza muito grande, mas certamente a culpa não são deles, eles talvez amam mais do que tudo os bumba-bois.
Como disse, não sei de quem é a culpa, se são dos jovens que já foram ciranças e não querem mais brincar de dançar, se são dos adultos que não querem mais passar para seus filhos essa cultura, se é por falta de investimento e apoio, ou se é por tudo isso. O que sei é que não podemos deixar essa cultura morrer, muito menos deixar o Arraial de Tutoia morrer, uma festa que ajuda os lutadores e dignos barraqueiros, que gera lucro, que da intergidade social e muito mais não pode ficar desvalorizada, e isso ta ocorrendo pouco a pouco. E em pensar que essa nossa dança já foi destaque em duas importantes capitais nordestinas como São Luis e Teresina, é pessoal, se lembrarmos disso não tem como respirar fundo e dizermos: BONS TEMPOS.
A cultura de um povo é algo tão importante e tão sério quanto qualquer coisa. A dança cultural principal do arraial de Tutoia são os Bumbas-bois, e pelo jeito esse ano em nossa avenida dançará o menor número de bois em todos os tempos. Alguem tem que salvar as nossas culturas, o nosso bumba-boi, não deixem acabar, por favor, prezem por essa cultura tão importante, pois se torna até redundante falar em Tutoia e Bumba-Boi em uma frase só. Não queremos ouvir em hipotese alguma toadas de Bois quem falem de adeus se tornando realidade, a nossa cultura tão linda não pode ir embora para a história, para o passado, salvem o Arraial da nossa querida cidade Tutoia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário