terça-feira, 24 de maio de 2011

PÃO E CIRCO, crônica exibida no programa RADIO POVO do ultimo domingo, leia !!!

Demóstenes Na Grécia primitiva ja dizia que:

“ Iníquos são os corações dos governantes do povo, que um dia padecerão de muitos sofrimentos por seu enorme orgulho: pois não sabem conter seus excessos [...], enriquecem com ações injustas, e roubam pra si a torto e a direito, sem respeitar a propriedade sagrada ou a pública [...]”.

O povo tutoiense de certa forma já se habituou aos excessos não contidos dos governantes. É excesso de tudo, até excesso de falta! E o trocadilho não é pra rir, é pra chorar... E eu rio pra não chorar, outro trocadilho pra, talvez aliviar um pouco a revolta pela triste situação em que nossa terra se encontra.

Outro dia, encontrei uma mãe de alunos de uma determinada escola de nosso município e ela passou quarenta minutos reclamando sobre o dia anterior que não tinha havido aulas pra seus filhos, porque não tinha água na escola. Entre xingamentos, palavras de baixo calão e protestos eu vi e todos podiam ver nos olhos daquela mãe uma revolta, uma grande revolta. Passar uma semana sem aulas por falta de água?, isso é um grande descaso para com os alunos, para com a educação do município, que eles insistem em afirmar que é uma das melhores do Brasil ! UM ABSURDO !!.

E ainda tem o episódio da saúde, que também agora afirmam que é a melhor do estado do maranhão, o que me faz refletir sobre o estado em que se encontra o município com a pior saúde.

Sem falar na situação em que se encontra a MA 034, cheia de buracos, propícia a acidentes, um caso tão simples de resolver e que vai sendo deixado de lado por simples descaso. A entrada da cidade, que deveria ser aconchegante aos olhos das pessoas que chegam aqui, torna-se um tormento; que impressão os visitantes devem levar daqui ! não é?.Mas... turista não vota mesmo aqui.... Enquanto isso os governantes vão levando o povo a PÃO E CIRCO, como acontecia na Roma antiga. A escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem. O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais, e o imperador, com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigissem melhores condições de vida acabou criando a política do PÃO E CIRCO.Este método era muito simples; todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o coliseu) e durante os eventos eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se. Foram feitas tantas festas para manter a população sob controle, que o calendário romano chegou a ter 175 feriados por ano.

O bloquete aqui é o nosso PÃO e o CIRCO.....Um CIRCO é comumente uma companhia intinerante que reúne artistas de diferentes especialidades, como: MALABARISMO, PALHAÇADAS, ACROBACIA, CONTORCIONISMO, EQUILIBRISMO, ILUSIONISMO, entres outros. Tudo que o nosso circo já tem....É só pensar e atribuir a cada artista a sua função....Porque precisa mesmo de muito malabarismo e contorcionismo para ir distraindo os nossos olhos para que não vejamos nada alem das pequenas coisa que eles fazem e que nos contentam, por que já nos habituamos a contentar-nos com tão pouco.

A dignidade é a palavra que define uma linha de honestidade e ações corretas baseadas na justiça e nos direitos humanos, construída através dos anos criando uma reputação moral favorável ao indivíduo. Isto é dignidade. Meu povo, pra ser digno não é preciso muito esforço, não é preciso humilhar-se, deixar-se coagir...Onde está a nossa dignidade? O que faremos daqui por diante para continuamos nos mantendo dignos? Lutemos por dignidade, pensemos melhor da próxima vez...Temos que nos manter em um patamar que não venha ferir nossos DIREITOS e nossos VALORES.
V. Damasceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário