domingo, 3 de abril de 2011

ARAIOSES E MAGALHÃES DE ALMEIDA, DENÚNCIA DE FRAUDE NO SUS

Atendimento só no papel : equipes de saúde da família não cumprem a carga horária

Publicada em 28/03/2011 às 00h01m
O Globo

BRASÍLIA - Além dos desvios milionários, o Sistema Único de Saúde (SUS) é corrompido por informações falsas em seus cadastros, que permitem a médicos manter o credenciamento em até 17 unidades de saúde, e abrem brechas para o comércio de CPFs com o objetivo de burlar as regras do Programa Saúde da Família (PSF). Como revela reportagem de Roberto Maltchik, publicada pelo GLOBO nesta segunda-feira, as irregularidades prosperam no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e suas consequências ficam explícitas em relatórios do próprio governo. Segundo a Controladoria Geral da União (CGU), em mais de 40% dos municípios, as equipes de saúde da família não cumprem a carga horária. Em 36,5% das 982 cidades fiscalizadas de 2004 a 2009, o atendimento foi considerado deficiente.

Nos cadastros do SUS, o psiquiatra Klecius Ramos Mota, de Cocal (PI), é onipresente. Ele tem 17 vínculos, dos quais 16 seriam com o SUS em duas cidades do Piauí e um no Maranhão. Assim, sua carga de trabalho semanal chegaria a 34,14 horas diárias, sete dias por semana. Já o médico Antônio Nivardo Vieira trabalharia 21,7 horas diariamente, com seus 13 vínculos e 152 horas de trabalho semanais.

Leia também: Desvio no SUS daria para fazer 1.439 unidades básicas e mais 24 UPAs

O que liga esses dois profissionais são os vínculos de 40 horas semanais com o Hospital Regional de Araioses, no Maranhão. Nivardo diz que há oito anos não pisa na unidade, apesar de o cadastro ter sido atualizado pelo município no último dia 17. Segundo ele, trata-se de um jogo de Araioses para ganhar mais dinheiro do SUS:

- Quando é para renovar o cadastro junto ao SUS, eles têm que ter a equipe para poder apresentar. Aí, usam indevidamente o nome da gente para fazer esse tipo de coisa. Meu nome também aparecia lá na Apae de Magalhães de Almeida (MA), mas nunca fui lá - diz o cirurgião, que hoje se dedica à clínica particular e, no tempo que sobra, atende na Unidade Básica de Saúde de Cocal (40 horas) e em outras duas unidades.

O médico aponta a indiferença do Ministério da Saúde:

- Há uns dois anos, telefonei para o ministério em Brasília para denunciar isso; eles se prontificaram a tomar providências, mas ficou só naquilo mesmo.

Como o Ministério da Saúde passou a suspender os repasses em que há duplicidade de integrantes das equipes de Saúde da Família, uma nova modalidade de fraude ganha corpo e está sendo investigada pelo Ministério Público no Piauí e no Maranhão. Médicos alugam ou pedem emprestado o CPF e o CRM de colegas para trabalhar em duas ou mais cidades. Só no Piauí, a fraude já foi detectada em São Miguel do Tapuio, Dom Expedito Lopes, Jardim do Mulato e Nossa Senhora dos Remédios. Em Nossa Senhora dos Remédios, são 17 casos confirmados por auditores do SUS: sete médicos, sete dentistas e três enfermeiros.

Confira a íntegra da reportagem no Globo Digital (conteúdo exclusivo para assinantes
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/03/27/atendimento-so-no-papel-equipes-de-saude-da-familia-nao-cumprem-carga-horaria-924099815.asp

Um comentário:

  1. Sr. Flavio, quero contar o caso que aconteceu a poucos dias em TUTOIA, Um funcionário da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO que mora na barra, ao ver um carro desconhecido próximo a sua casa, ligou para a policia dizendo que tinha um carro suspeito rondando sua casa e ele tava com medo de assalto, pois guardava muito dinheiro em casa num cofre, a policia veio e verificou que o carro não era de ladrão e sim de um cidadão que procurava comprar camarão. Agora, o estranho é que a policia não procurou saber de onde vinha tanto dinheiro guardado na casa desse funcuionário, outra coisa: porque guardar dinheiro em casa? Tutóia não tem banco? funcionario publuco de tutoia tem condição de ter tanto dinheiro assim a ponto de ficar com medo de ser assaltado? Bem, o registro tá feito, é fácil saber quem é o funcionario e de onde vem o dinheiro. PENSE !!!!!!

    ResponderExcluir