sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Polícia continua investigação sobre morte de empresário maranhense

5 de novembro de 2009 às 10:59
Envie para:
Índice Texto Anterior Próximo Texto
Em Teresina
A Policia Civil de Teresina (Piauí) continua investigando a morte do empresário maranhense Antônio dos Santos, 56 anos, dono da “Casa do Camarão”, localizada na Rua João Cabral, centro da capital piauiense. Ele foi morto com um tiro na testa, no início da noite da última terça-feira, 3, dentro do escritório do seu comércio. Por enquanto, o grande desafio da polícia é descobrir se a vítima foi atacada por apenas um, ou por dois bandidos armados. Também está sendo investigado se o crime tem alguma relação com a morte da ex-esposa do empresário, Lúcia Santos, que em março teria se afogado no Rio Poti, que corta a cidade, num caso que foi classificado como suicídio pela polícia.
O empresário Antônio dos Santose Lúcia Santos: polícia investigase há ligação nas mortes
Segundo as apurações prévias da polícia sobre o crime, o empresário maranhense, que é natural da cidade de Tutóia, foi surpreendido ao abrir a porta do seu escritório, pensando ser uma de suas funcionárias, a gerente de nome Anelcy. Ao perceber que se tratava de um assalto, Antônio dos Santos travou uma luta corporal com seu algoz, chegando a arremessar algumas cadeiras contra o bandido, instante em que o mesmo o alvejou a bala. “Apesar de parecer um assalto, nada foi levado do local”, disse o investigador Carlão, das Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (Rone) da Polícia Militar.
Outra versão sobre o crime, relatada no local, conforme a polícia, sugere a participação não de apenas um assaltante, mas de dois. Algumas testemunhas disseram ter visto “um homem suspeito, parado em uma motocicleta na porta da ‘Casa do Camarão’, minutos antes do disparo que matou o empresário”.
A Comissão Investigadora do Crime Organizado (Cico), que está à frente do caso, também investiga se o homicídio foi conseqüência de um “acerto de contas”. De acordo com essa hipótese, o autor do disparo pode ter sido um ex-funcionário do grupo empresarial, que não teve a identidade revelada para não atrapalhar o andamento do inquérito. Assim que tomou conhecimento do caso, o secretário de Segurança do Piauí, Robert Rios, determinou o fechamento de todas as saídas de Teresina.
Câmeras de segurança – O momento exato do assassinato do empresário Antônio dos Santos foi todo captado pelo circuito interno de TV do escritório da “Casa do Camarão”, no entanto, a polícia não poderá contar com esta ferramenta para identificar o autor do crime. Segundo a polícia de Teresina, nenhuma imagem poderá ser recuperada por causa de uma “opção tecnológica”, escolhida previamente pela própria administração da empresa. “O circuito de câmeras era apenas para visualização em tempo real. Não armazenava imagens”, explicou o delegado Danilo Melo, da Cico.
Com este recurso descartado, a polícia da capital piauiense aposta agora na elaboração de um retrato falado. Este será construído a partir do depoimento da gerente da “Casa do Camarão”, já que a funcionária teria sido usada pelo assassino para pedir ao patrão que abrisse a porta. A polícia trabalha em várias vertentes para tentar elucidar o caso e chegar até o autor do disparo. Não existe ainda uma linha de investigação definida, mas há suspeita de latrocínio (assalto seguido de morte), pois funcionários da empresa relataram à polícia que o criminoso anunciou o assalto e exigiu dinheiro.
Empreendedor - Antônio dos Santos era pescador, na cidade de Tutóia-MA, e virou empresário no início dos anos 1980, quando começou a transportar peixe e camarão para Teresina. Tornou-se um próspero comerciante, quando conseguiu realizar exportações de camarão e frutos do mar para vários outros estados brasileiros, inclusive a capital federal. O empresário maranhense também era viúvo.
Sua mulher, Lúcia Santos, morreu afogada em março deste ano, depois de se jogar nas águas do rio Poti, numa crise depressiva. A Polícia concluiu por suicídio. Ela chegou de carro, um automóvel Corolla, deixando-o estacionado na margem do rio, na Avenida Raul Lopes. Lúcia entrou sozinha na água. Seu corpo foi encontrado nas proximidades do conjunto Mocambinho, na Zona Norte de Teresina, já em estado de putrefação, três dias depois. Antônio dos Santos deixou três filhos, duas moças e um garoto de dez anos, do casamento com Lúcia. Mas tinha filhos do primeiro casamento.
O corpo do empresário Antônio dos Santos foi velado desde as primeiras horas de ontem, e sepultado às 17h no cemitério Jardim da Ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário