sexta-feira, 25 de maio de 2012

ZÉ REINALDO DEFENDE FLÁVIO DINO PARA 2014 E DIZ QUE É UM ERRO COLOCAR CASTELO COMO ALVO DA OPOSIÇÃO


BLOG DO JOHN CUTRIM



O ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) afirmou hoje, ao ser empossado pelo prefeito João Castelo (PSDB) como novo secretário municipal de Governo, que considera um erro brutal tratar o tucano como se não fosse oposição ao governo do estado. “Logo ele [Castelo] que vem se constituindo no maior adversário da oligarquia e o mais prejudicado por ela”, observou.
Para José Reinaldo, o prefeito João Castelo é muito importante para 2014 assim com o PSDB. “O adversário do povo maranhense é a oligarquia e não se deve colocar o prefeito como alvo da oposição”, avaliou.
Na eleição de 2006, na campanha que culminou com a vitória do ex-governador Jackson Lago (in memorian) Zé Reinaldo lembrou que Castelo foi um valioso integrante da chamada Frente de Libertação do Maranhão. “Eu, como ele, fui tremendamente perseguido por aqueles que se julgam donos do Maranhão. Com Castelo é parecido, pois tentam impedir a realização de qualquer programa importante da Prefeitura. Sendo assim, não posso me omitir ante tudo que fazem com um membro da oposição, muito importante quanto o prefeito”.
O ex-governador enfatizou que uma de suas missões na gestão castelista será de abrir as portas para o diálogo com todos aqueles que querem um Maranhão liberto das suas amarras políticas históricas o que só se dará, conforme ele, com a eleição de Flávio Dino para governador em 2014.
“Não será pela divisão das lideranças e partidos oposicionistas que venceremos em 2014. Portanto eu continuo o mesmo, querendo a vitória de Flávio Dino em 2014 e estou me colocando a disposição de todos os que me conhecem e confiam em mim para o diálogo que permita a união sólida entre nós com esse objetivo maior”, declarou.
E completou: “Não vamos dar ao senador Sarney o que ele quer e sempre teve, uma oposição desunida, presa fácil nas eleições para governador no passado. Flávio Dino precisa disso para tornar possível o sonho de um Maranhão livre e democrático”, reiterou José Reinaldo.
 

Castelo empossa José Reinaldo em solenidade concorrida

Numa solenidade bastante concorrida, que contou com a presença de várias lideranças políticas e comunitárias e representantes de diversas correntes políticas, o prefeito de São Luís, João Castelo, empossou, na manhã desta quinta-feira (24), o ex-governador José Reinaldo Tavares como novo secretário municipal de Governo. Ele assumiu a pasta no lugar de Albertino Leal, que foi para a Secretaria de Educação.
Em solenidade concorrida, o prefeito João Castelo empossou o novo secretário de Governo, José Reinaldo Tavares
Com o auditório lotado, o prefeito, acompanhado da primeira-dama Gardênia Gonçalves, e o ex-governador José Reinaldo Tavares, na companhia da esposa, a delegada Ana Karla Silvestre, tiveram recepção calorosa.
De um ato institucional que cumpriria apenas os ritos protocolares tradicionais de mais uma troca de auxiliar de governo, a posse do ex-governador José Reinaldo transformou-se numa grande festa, que marca a história política da capital. Pela primeira vez, dois ex-governadores de Estado participam de uma gestão municipal no objetivo comum de somar forças na busca da melhoria da qualidade de vida da população.
Ao assinar o termo de posse do novo secretário, João Castelo disse que é uma imensa alegria poder contar com a presença de José Reinaldo Tavares na administração municipal. “Para nós, é uma satisfação muito grande empossar o ex-governador na Secretária de Governo, trazê-lo ao nosso convívio diário para ser mais um de nossos parceiros na luta por uma cidade melhor”, destacou.
Depois de lembrar, no seu pronunciamento, momentos políticos vividos ao lado de José Reinaldo na trincheira da oposição, na campanha que culminou com a vitória do ex-governador Jackson Lago (in memorian) em 2006, Castelo frisou que mantém a mesma posição adotada por ele desde o início de sua gestão: abrir espaço a todos que desejam ajudar o município.
“Estou muito otimista com a vinda do José Reinaldo. Ele sempre foi um parceiro; já estivemos juntos várias vezes e agora traz consigo sua vasta experiência administrativa que muito colaborará conosco”, afirmou o prefeito, ao acrescentar que o ex-governador também atuará na parte política do governo, uma das tarefas inerentes à pasta que comandará.
A solenidade contou com a presença de secretários municipais, auxiliares do governo, servidores da Secretaria de Governo, familiares e amigos do novo secretário.
Entre a classe política, que prestigiou em peso o ato, fizeram-se presentes os deputados federais Carlos Brandão (presidente estadual do PSDB), Pinto Itamaraty (PSDB), os deputados estaduais Marcelo Tavares (PSB), líder da oposição na Assembleia Legislativa, Graça Paz (PDT), Neto Evangelista e Gardênia Castelo, ambos do PSDB, Othelino Neto (PPS), o ex-deputado Wagner Lago, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Isaias Pereirinha (PSL), os vereadores José Joaquim (PSDB), Gutemberg Araújo (PSDB), Ivaldo Rodrigues (PDT), Vieira Lima (PPS), Francisco Chaguinhas e Nato, do PRP, Josué Pinheiro e Armando Costa, do PSDC, os suplentes João Batista Matos e Antônio Garcez, o presidente municipal do PHS, Ricardo Diniz, os presidentes estaduais do PSB, José Antonio Almeida, e do PPS, Paulo Matos, a ex-candidata a vice-governadora do Maranhão, Miosótis Lúcio (PPS) entre outros.
João Castelo aproveitou ainda o seu discurso para classificar de verdadeira oposição àqueles que “lutam contra os que não trabalham pelo povo”. “São todos aqueles”, avaliou o prefeito, “que batalham pelos interesses públicos”. O chefe do executivo municipal afirmou que deseja ver a classe política unida no intuito de defender os interesses do povo.
Somando forças- Ao tomar posse como novo titular da Semgov, o ex-governador José Reinaldo disse que o prefeito João Castelo honrou-lhe com o convite para assumir o cargo. “Aceitei achando que era meu dever colaborar com ele que, em 2006, foi um valioso integrante da chamada Frente de Libertação do Maranhão. Portanto, é com prazer que me junto a essa valorosa equipe que vem, com sucesso, realizando obras e ações de grande benefício para a cidade”, declarou.
Emocionado, José Reinaldo observou que o prefeito João Castelo vem, assim como ele na época em que governou o Estado, sendo incessantemente perseguido. “Eu, como ele, fui tremendamente perseguido por aqueles que se julgam donos do Maranhão. Com Castelo é parecido, pois tentam impedir a realização de qualquer programa importante da Prefeitura. Sendo assim, não posso me omitir ante tudo que fazem com um membro da oposição, muito importante quanto o prefeito”, assinalou.
Segundo Zé Reinaldo, com paciência e competência, Castelo vai trazendo obras e ações de enorme importância para a população. “Aos poucos, ele vai se transformando em um dos melhores prefeitos que São Luís já teve. Acredito muito no prefeito João Castelo, no seu trabalho, na sua competência. Muito obrigado, prefeito, pelo convite. Vim para ajudar; conte comigo”, encerrou.
Biografia – José Reinaldo Carneiro Tavares nasceu em São Luís (MA) em 1939. Formou-se engenheiro civil pela Universidade Federal do Ceará. Como aluno, fez extensão universitária em Economia Rodoviária, pela PUC-RJ, e estagiou na Companhia Energética e no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Ceará.
Formado, exerceu os cargos de auxiliar de Ensino de Materiais de Construção da Escola de Engenharia da UFC, diretor de Máquinas da Oficina Central e diretor da Divisão de Conservação de Estradas do DAER, diretor Geral do DER-MA, secretário de Viação e Obras e secretário de Planejamento do Maranhão, superintendente da Novacap, secretário de Viação e Obras do DF, diretor geral do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS), superintendente da Sudene, ministro dos Transportes, deputado federal (1990-1994), vice-governador do Maranhão (1995-2002), governador do Maranhão reeleito (2002-2006). Foi condecorado por inúmeras instituições nacionais e estrangeiras, sejam do executivo e judiciário, sejam acadêmicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário