domingo, 7 de agosto de 2011

CRONICA DA CIDADE EXIBIDA NO PROGRAMA RADIO POVO DO DIA 07/08/2011 LEIA !!!!

SELEÇÃO TUTOIENSE - TRICAMPEÃ MARANHENSE DE BEACH SOCCER. Por Neto Pimentel
Um feito histórico!

 O esporte é uma atividade física e social, que desenvolve o corpo e a mente, faz parte do cotidiano dos brasileiros, de norte a sul, leste a oeste do país, seja na cidade ou no interior, nas aldeias ou nas brenhas, em toda parte existe um campo e uma bola, uma verdadeira paixão nacional. Toda equipe ou atleta ao disputar uma competição leva no peito o símbolo que defende e na alma o desejo ardente pela vitória.

A cidade de Tutóia, é dotada de inúmeros talentos em diversas áreas, nos últimos anos despontou como uma referência no beach soccer maranhense, quase uma unanimidade. Essa gama de craques não é de hoje, no passado vários outros bons de bola ajudaram a escrever essa história, servindo de motivação para muitos jogadores dessa atual geração. Nos últimos anos com o ingresso da seleção tutoiense no campeonato maranhense, foi dada a oportunidade para muitos jogadores sairem do anonimato e suas habilidades na arte de jogar futebol atravessarem fronteiras e serem conhecidas no Maranhão, alguns até em outros estados e regiões.

Posso falar do beach soccer tutoiense, e compará-lo a uma árvore madura pronta para dar bons frutos, ou uma veia d'água jorrando gotas de craques, mas para que se possa colher bons frutos e sempre ter água boa, precisa-se valorizar e preservar essas riquezas, para que os resultados do bom cultivo sejam vistos positivamente. Infelizmente o poder público que poderia e têm o papel de incentivar, de promover a prática esportiva, não o faz, não valoriza, não tenta, não divulga, não vê a potência esportiva dessa cidade, são tantos nãos, que indigna qualquer cidadão.

Um grupo de 12 jogadores se deslocam de sua cidade, no intuito de representá-la, de colocá-la no topo, com respaldo de ser bicampeão, e mesmo assim conseguem o mínimo do mínimo, fazendo uma viagem até a cidade de morros numa toyota bandeirantes sem conforto algum, se hospedando numa escola, dormindo em redes, sem apoio financeiro, muitos tendo que telefonar e pedir emprestado para poderem saciar o que é básico, as refeições diárias, e ali vendo outras seleções hospedadas em hotéis, pousadas, com os gestores daquelas cidades marcando presença e dando-lhes suporte, imagino o que deve ter passado na mente desses campeões, uso até o título de um filme cômico, para mencionar o que passaram, "Ai que vida!". Talvez o apoio, a simples e básica presença e ação para manter as despezas e um conforto digno de uma equipe considerada favorita não foi cedido, e aqui faço uma alusão a música sampa de Caetano Veloso, pelo motivo rude "Que narcizo acha feio o que não é espelho".

Eudim, Edim, Jefferson, Igor, Pedro, Pedim, Piru, Data, Paulinho, Chico Anisio, Jackson e Zé Léo, Guerreiros, que superaram obstáculos, venceram até mesmo quem deveria ser aliado, romperam barreiras fisicas, dificuldades financeiras vergonhosas ao extremo, honrraram o hino de Tutóia e fizeram jus ao verso que diz "Berço feliz de heróis desbravadores". Mesmo com tantos empecilhos, esses heróis fizeram sua parte e se glorificaram como vencedores, sem desistir pelo caminho. No retorno a cidade, que colocaram no pódio maior de uma competição, o primeiro lugar, tinham direito a festa e uma grande comemoração, e tiveram uma singela, porém verdadeira receptividade da sociedade, de amigos e pessoas de mente e corações brilhantes, que se sensibilizaram com essa conquista marcante. Tanto esforço e nada de aplausos de quem deveria ser os primeiros a aplaudir, e aqui deixo meu repúdio a câmara de vereadores que tem autonima para prestar homenagem e nenhum dedo foi movido nesse sentido, pois esse feito é orgulho para o povo, e o que é de bem coletivo, deve obrigatoriamente e conscientemente ser apreciado e ter incentivo financeiro do governo municipal.

Esse título deixa um exemplo, que o esporte pode transformar a sociedade, um meio de combater as drogas, já que faz crescer o sentimento de luta e dedicação, basta apenas ser visto como uma política social e não partidária. Parabéns a todos os jogadores da seleção tutoiense pelo tricampeonato. O exemplo dessa seleção deve ser propagado nas escolas e nas comunidades, essa equipe mostrou garra, determinação, coragem, união e resistência até o fim, e mesmo sem empenho do governo municipal, galgaram o objetivo traçado, a vitória. Finalizo com a frase de um dos maiores vencedores brasileiros, o saudoso Ayrton Senna "Quando Deus quer, não há quem não queira." 



Nenhum comentário:

Postar um comentário