segunda-feira, 18 de julho de 2011

CRONICA DA CIDADE EXIBIDA NO PROGRAMA RADIO POVO DO DIA 17/07/2011 LEIA !!!!

ARRAIAL DO POVO DE BOM GOSTO 2011! por Neto Pimentel
Maior manifestação cultural interiorana da cidade de Tutóia.

 O povoado Bom Gosto, és um lugar de destaque dentro do município de Tutóia, não só por ser ponto de lazer aos finais de semana, mas pela sua capacidade de desenvolver um cultura forte e de unir pessoas em prol da valorização de uma das maiores festas populares do país, que é as festas juninas.

Em julho de 1997 foi fundado o arraial do Bom Gosto, com empenho de Lurdinha, Joilson, Jerry, Sr.Vicente, Milson, do ícone vivo Sr.Valdemar e demais pessoas da comunidade. Naquele ano iniciava-se o movimento que se tornaria a maior manifestação interiorana, conhecida também por ser a mais alegre e contagiante festa "julina" dessa cidade. Esse ano comemora-se 14 anos de existência, de trabalho e de prestígio dos moradores e visitantes, que infelizmente não é valorizada por quem mais deveria apoiar, pois um evento de caráter público com tamanha tradição e magnitude, deveria ser englobada no calendário oficial de eventos da cidade, calendário esse que nem existe. O arraial, carnaval, os festejos, todos são manifestações culturais iniciada por nossos avós, mentes que deveriam ser respeitadas, valores e crenças que devemos ter considerações, e o povo de Bom Gosto são referência na preservação e cultivo de sua história brilhante.

Todos os anos o arraial do Bom Gosto inicia-se numa quinta-feira, com a pré-abertura com a corrida de jegue e logo após a quadrilha arrastão, considerada maior quadrilha caipira, onde várias pessoas se juntam, dançando pelas principais ruas de Bom Gosto, e o mais interessante, os próprios moradores contribuem espontaneamente com aquilo que podem, onde uma comissão se responsabiliza pela arrecadação. No sábado tem o famoso boi de rua, o boizinho socana, um boi com tom humorístico que percorre as ruas numa mistura envolvente de ritmos, irreverência e alegria, tendo ainda a presença de grupos folclóricos de outros povoados e até de outras cidades.

No intuito de não deixar essa riqueza criada com tanto carinho ter um fim, a comissão organizadora enfrentou obstáculos, superando mais uma vez o desinteresse e o sentimento perverso implantado no sentido de não acreditar nos valores de pessoas e nas tradições populares. Mesmo com tantos fatores negativos, com tanta peregrinação para simplesmente ser jogado o mínimo do mínimo com status de "apoio", talvez porque isso tudo não traga certeza de voto, ou o mesmo não simpatize e nem acredite ser importante incentivar. Apesar dessas dificuldades, estão de parabéns, o guerreiro Marcone, Maxuel, Airton, Gisele, Leandro, Francisco e todos aqueles que ajudaram direta ou indiretamente para que nos dias 14 a 17 de julho de 2011 fosse realizado o arraial do povo de Bom Gosto.

Nesse rumo a cultura de Tutóia vai se arrastando, sendo tratada como algo sem importância, o exemplo está nos grupos e nos arraiais que deixaram de ser realizados. Mas enquanto houver determinação de cidadãos de bem, de amantes da cultura, pensando como Marcone de Bom Gosto, que diz "Enquanto vida eu tiver nunca vou deixar esse arraial morrer", a cultura popular tutoiense sempre vai existir. São por causa dessas pessoas que a cultura ainda está viva e ainda irá vigorar por bastante tempo, e um dia quem sabe, vão perceber e entender que a dança, a arte, os movimentos culturais são uma riqueza social, que poderá fortalecer uma economia, gerando renda, só precisa de um detalhe básico, que todo governo pautado no bem coletivo da população pode fazer, é incentivar verdadeiramente as produções e festas culturais de sua gente.

A comunidade de Bom Gosto se sobressai dessa chuva de empecilhos, e apresenta o arraial do povo de Bom gosto! maior manifestação cultural interiorana da cidade de Tutóia.

VIVA O ARRAIAL DO POVO DE BOM GOSTO! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário